Relatório da Coalizão Brasileira pelas Evidências aponta expansão de rede com mais de 70 instituições que melhoram as políticas públicas no país

por Instituto Veredas

01 de abr de 2025

2 min de leitura

A Coalizão Brasileira pelas Evidências (CBE), rede criada em 2022 por diversas entidades interessadas em melhorar as políticas públicas no país, lança, em abril de 2025, o seu terceiro relatório anual, consolidando os avanços e apontando os desafios enfrentados ao longo de 2024. O documento apresenta um panorama das principais iniciativas desenvolvidas para fortalecer o ecossistema de evidências no Brasil e destaca a crescente articulação entre governos, academia e sociedade civil no ecossistema das Políticas Informadas por Evidências.

O relatório mostra que 41% das instituições atuantes estão em São Paulo, 19% no Distrito Federal e 10% no Rio Grande do Sul. O tema de mais relevância entre os membros é “Saúde e Bem-estar”, seguido por “Direitos Humanos e Cidadania” e “Educação”. Entre os destaques, estão a institucionalização de práticas de avaliação e monitoramento, além da criação de mecanismos que favorecem a transparência e a disseminação do conhecimento por parte de diferentes gestões públicas. A CBE iniciou com 40 entidades envolvidas e hoje já são mais de 70 espalhadas em todas as regiões do país.

Desafios

Além dos avanços, o documento também mapeia desafios persistentes, como a necessidade de ampliar a capacitação técnica de gestoras(es) públicas(os) na área e de garantir financiamento sustentável para projetos, bem como superar barreiras culturais que ainda dificultam a adoção de práticas embasadas em evidências. Outra percepção do relatório é a necessidade de participação e sensibilização de mais entidades do Nordeste e do Norte brasileiros no grupo.

Durante o ano, foram realizadas diversas ações de engajamento, incluindo eventos, capacitações e publicações que buscam sensibilizar gestoras(es) e ampliar o impacto do uso de evidências nas políticas públicas. O relatório serve como um instrumento estratégico para orientar os próximos passos da agenda de evidências no Brasil. 

Como participar da CBE?

Preencha o formulário no site da Coalizão e participe das reuniões ampliadas mensais. Você também pode integrar-se aos Grupos de Trabalho que hoje atuam na rede, a partir dos seus interesses e perfil.

GT de Comunicação da CBE

Compartilhe: