O Hub de Evidências da América Latina e do Caribe (Hub LAC) agora conta com uma plataforma digital para conectar organizações e indivíduos que trabalham para oferecer evidências para informar melhores decisões na esfera pública. O site está disponível em português, inglês e espanhol com acesso em: www.hublac.org.
O Hub LAC reúne um ecossistema plural, formado por academias científicas, organizações da sociedade civil, organizações de verificação de fatos, intermediários de conhecimento e demais agentes que apoiam as(os) tomadoras(es) de decisão, para avaliar desafios comuns e oportunidades, visando garantir qualidade e rapidez no suporte de evidências na região da América Latina e Caribe.
Criado em 2022, o Hub LAC é organizado pelo Instituto Veredas (Brasil), a Universidade de Antióquia (Colômbia) o Ministério de Saúde (Chile), e o Caribbean Centre for Health Systems Research and Development (Trinidad e Tobago), e teve seu primeiro ano de atuação financiado pela Partnership for Evidence and Equity in Responsive Social Systems (PEERSS), para promover a colaboração transnacional e interdisciplinar entre atores chave no processo de institucionalização das Políticas Informadas por Evidências (PIE).
Visão plural das Evidências para políticas públicas
Segundo Frederik Dejonghe, coordenador do Hub LAC pelo Instituto Veredas, apesar de existirem diversas redes colaborativas de evidências, inclusive na América Latina, o Hub LAC tem uma compreensão muito especial sobre o papel das evidências na tomada de decisão e se diferencia por adotar uma visão plural do que significa evidências.
Para o Hub LAC, as evidências têm de atender a realidade local, especialmente, numa região como a América Latina, onde as(os) gestoras(es) públicos têm de lidar com cenários muito diferentes do hemisfério norte, como por exemplo a limitação de recursos, a limitação de capacidade nas equipes e a instabilidade política, que pode abalar estruturas e descontinuar serviços de evidências existentes.
“Quando a gente vai mapear o ecossistema, a gente se diferencia porque mapeamos não só as grandes instituições, mas também os indivíduos. Fazemos isso porque entendemos que a América Latina é emergente e existem muitas lideranças visionárias que abrem caminhos pelas instituições em que passam. Ou seja, é a pessoa que permite que a instituição avance no sentido de prover serviços de oferta de evidências. Com isso a gente busca ser mais representativo e fiel à realidade da América Latina e Caribe, diferente de contextos mais institucionalizados”, afirma Frederik.
A equipe do Hub LAC também inclui no conceito de evidências o conhecimento e a percepção de distintos agentes, o que resulta em produtos e serviços colaborativos, que se adequam às dores e às demandas das(os) gestoras(es) públicos conforme o tempo, recurso financeiro e capacidade de análise desses gestores.
“É preciso falar de evidências para além das ciências, e evidências para nós também significam uma avaliação de percepção dos serviços por partes dos cidadãos, dos servidores públicos na linha de frente, que são atores centrais para o êxito das políticas públicas. Existem diferentes tipos de evidências, cada uma com seus benefícios e suas limitações, e o Hub busca apoiar decisores em saber como extrair o máximo de valor, de cada tipo de evidência”, afirma Frederik.
O Hub LAC nasceu do berço dos cofundadores do Evidence-Informed Policy Network (EVIPNet), iniciativa desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2004, que está informando gestores públicos com as melhores evidências disponíveis.
O site e as redes sociais do Hub LAC têm o objetivo de servir como um espaço para troca de experiências em diversos setores e campos do conhecimento, divulgando também notícias, publicações e diversos eventos sobre Políticas Informadas por Evidências (PIE) na região e no mundo.
> Acesse o site do Hub LAC
Ascom Veredas